Sistema de freio | Qual é a vida útil de seus componentes

Qual a vida útil dos componentes de freio

Todo material tem um tempo de vida útil, logo, não seria diferente com os componentes do sistema de freio, por isso prestar atenção nos problemas apresentados e fazer uma manutenção adequada é essencial para manter a segurança tanto dos motoristas como dos passageiros e evitar acidentes graves.

Independente da fabricante, modelo e até motorista, os freios automotivos sofrem desgaste natural, assim como qualquer outra peça. Dentre seus componentes devemos destacar as pastilhas, discos e fluídos, cuja longevidade pode variar muito.

Mas, geralmente, os prazos de revisão estipulados pela fabricante e todas as informações estão no manual do veículo, justamente por conta da variação da vida útil desses componentes.

No post de hoje vamos explicar sobre quais os cuidados que devem ser redobrados com cada componente do sistema de freio automotivo. Confira!

Freios e a vida útil de seus componentes

Troca das pastilhas

Pastilhas é um dos itens que fazem parte do sistema de freio e conhecidos por sofrerem desgastes mais rapidamente, por conta de estarem em contato direto com os discos para desacelerar as rodas.  Além do que são feitas de resina, fibras e fragmentos metálicos, materiais que desgastam naturalmente com o alto atrito provocado ao frear.

No entanto um dos sinais de que é hora de trocar as pastilhas é quando sua espessura esteja menor do que 2 mm, recomendação estabelecida de acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi–Brasil).

Caso contrário, a frenagem pode ser comprometida. Além disso, sem as pastilhas, há atrito direto entre as peças metálicas, o que compromete a vida útil de vários outros componentes.

Discos de freio de carro

A manutenção dos discos de freio é fundamental e geralmente quando é realizada a troca das pastilhas os discos também são observados, pois um disco desgastado não confere o atrito necessário para realizar a frenagem de forma eficiente, tal situação pode colocar o veículo e seus passageiros em risco.

Fluido de freio de carro

O fluído é um componente que tem seu tempo de vida útil pré-determinado. Isso porque ele é feito para absorver a umidade e devido sistema de freios trabalhar com temperaturas muito altas, a contaminação por água pode ser um grande problema para o seu funcionamento ideal.

Na prática, um dos efeitos da absorção de água é a formação de bolhas de ar na tubulação para que a fervura do fluído atinja a potência necessária. Só assim a frenagem pode acontecer de maneira eficiente em situações onde ela precisa ser brusca e rápida para evitar acidentes.

No entanto, as informações sobre a validade do fluído estão prescritas no manual do proprietário. Basta seguir as recomendações do fabricante para que o sistema tenha o seu melhor desempenho.

Importância da manutenção preventiva de freios

Cada fabricante tem uma recomendação específica sobre quando realizar a manutenção dos freios e de seus componentes que formam o sistema. Por isso, cheque verifique o manual do proprietário para ter informações mais precisas e tomar os cuidados necessários com o carro.

Os materiais que compõem o sistema têm diferentes graus de desgaste. Consequentemente, eles precisarão de reparos ou até mesmo de completa substituição em diferentes momentos.

Na maioria dos casos, as manutenções de freio acontecem a cada 10 mil quilômetros rodados. Contudo, vale levar em conta que esse dado é apenas uma noção básica e especificidades relativas à utilização do automóvel podem alterar essa estimativa.

Mas, afinal, como saber se há algum problema com os freios automotivos? Veja a seguir alguns indícios:

Trepidação no volante

Se ao frear você sentir alguma trepidação no volante, saiba que isso pode ser sinal de disco de freio empenado.

Barulho de “ferro com ferro”

Caso ouça um barulho de ferro batendo durante as frenagens, pode ser um sinal de que as pastilhas de freio precisam ser substituídas. Lembre-se de que elas são indispensáveis para manter a eficiência da frenagem.

Pedal de freio baixo

Se o pedal de freio estiver muito baixo, pode ser por conta da falta de fluido — geralmente indicada no painel — ou também em virtude de algum problema com o servo ou até o cilindro mestre.

Pedais enrijecidos

A dificuldade para pisar no pedal tem a ver com o servo freio. Desse modo, se sentir que o pedal estiver muito duro para pisar, é preciso substituir esse componente, o que é feito após rodar algo entre 120 e 200 mil quilômetros.

Qualquer sinal estranho que notar no sistema de freio, leve seu veículo até nossa Zamperlini – Auto Elétrica no ES!

Zamperlini LTDA

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