Alinhamento e balanceamento | Tudo que precisa saber

O que precisa saber sobre alinhamento e balanceamento

O alinhamento e balanceamento são serviços rotineiros que devem ser realizados nos veículos.

Ambos são procedimentos essenciais na manutenção preventiva, pois contribui para mais eficiência do rolamento, evitando o desgaste uniforme dos pneus, além de garantir melhor estabilidade e consequentemente, mais segurança, proporcionando maior conforto nas viagens.

No entanto, como qualquer outro item relacionado ao carro, surgem muitas controvérsias e no post de hoje vamos esclarecer algumas delas. Confira!

Principais dúvidas sobre o alinhamento e balanceamento do carro

Alinhamento tem prazo de validade?

Embora a grande maioria das fabricantes recomende que o alinhamento do carro seja realizado a cada 10 mil quilômetros, esse tempo pode ser antecipado acordo com as condições das estradas a serem trafegadas.

É preciso balancear todas as vezes em que o carro é alinhado?

O balanceamento do carro não está ligado ao alinhamento. Isso porque, a prática deve ser realizada quando o volante estiver vibrando, duro demais, em situações que o motorista precise realizar a troca dos pneus ou quando a quilometragem estipulada para ela seja alcançada.

Cambagem deve seguir parâmetros do fabricante?

A cambagem é a inclinação da roda de um automóvel em relação ao plano horizontal. Quando ela está fora dos parâmetros originais, ela causa desgaste irregular dos pneus, perda de estabilidade e aumento do consumo.

Ou seja, caso ela não esteja de acordo com o estipulado para o modelo do carro, pode causar problemas na suspensão ou no amortecedor. A solução, nesses casos, é trocar os componentes.

O proprietário deve sempre manter a angulação das rodas determinada pelo fabricante do veículo. Mas, fique atento, não é preciso fazer a cambagem sempre que o alinhamento é realizado.

Para fazer a cambagem é preciso observar a parte da frente do veículo. Os pneus devem estar o mais próximo do ângulo reto, que seria o ângulo ideal. Um lado nunca pode estar mais inclinado que o outro.

Portanto, o recomendado é que a cambagem seja feita junto com o alinhamento e balanceamento. Assim, você garantirá aos seus clientes que o automóvel sairá da manutenção totalmente regulado.

Direção “puxando” nem sempre é resultado de desalinhamento?

Outros motivos além da falta de alinhamento da geometria da direção podem levar o automóvel a “puxar” a direção, como, por exemplo, pressão desigual nos pneus de lados opostos do carro.

Se o sistema de freio está atuando com intensidade diferente nas rodas, ou se houver diferença de desgaste entre os pneus, o mesmo problema pode ocorrer.

Até mesmo o piso molhado pode afetar a direção do carro. Por isso, experimente manter o carro em linha reta em diferentes condições após conferir a pressão dos pneumáticos.

Alinhamento traseiro existe?

A maior parte dos veículos compactos e médios só recebem alinhamento nas rodas dianteiras. Em modelos com suspensão traseira independente, realmente existe a necessidade de alinhar os braços da suspensão traseira, que pode perder a regulagem original.

Quais os benefícios dos serviços de alinhamento e balanceamento

O alinhamento e balanceamento do carro são procedimentos de manutenção importantes que contribuem para maior vida útil dos pneus e consequentemente garantem a segurança do motorista. Isso porque, quando os pneus estão alinhados corretamente, duram muito mais.

Além do que, o alinhamento ajusta a relação entre os componentes da suspensão, da direção e das rodas do automóvel. Melhora consideravelmente a maneira de dirigir, reduz o consumo de combustível e evita o desgaste dos pneus e os danos nas peças sensíveis.

Vale ainda ressaltar que, o automóvel balanceado e alinhado garante mais segurança para o motorista, os passageiros e também para os outros carros. Ao alinhar e balancear os carros periodicamente, o motorista consegue enxergar a economia de gasolina e com custos com manutenções maiores.

Lembrando que o balanceamento é feito para corrigir o equilíbrio entre as rodas e os pneus, permitindo que os pneus girem sem causar vibrações. Ele tem a função de distribuir o peso total do carro em todas as rodas.

Zamperlini LTDA

Todos os posts