Óleo do motor do carro | Principais dúvidas respondidas

Tudo que é preciso saber sobre o óleo do motor do carro

Qual é o prazo de troca do óleo do motor?

O prazo de troca do óleo do motor do carro varia de acordo com o tipo de modelo, em geral a troca do óleo do tipo sintético deve ser feita a cada 10 mil km e sempre que for fazer a troca é bom trocar também o filtro do motor.

Para óleos minerais é recomendado a troca a cada 6 meses ou 5 mil km, com filtro substituído a cada duas trocas. Mas sempre é bom consultar uma loja de autopeça em Vitória-ES e siga rigorosamente as soluções dadas para manter a longevidade do motor.

Se não trocar o óleo do motor o que acontece?

O óleo é responsável por lubrificar os componentes do motor, reduzindo o atrito entre as peças e consequentemente o desgaste das mesmas, melhorando a eficiência do motor.

Se o óleo não for trocado, o contato com o calor do motor e a contaminação com a sujeira, além da viscosidade adulterada, fazem com que ele perca a função, então o custo para o reparo do motor sai muito mais caro.

Investir em óleo de marca não precisa trocar sempre?

Todos os lubrificantes têm um período de troca pré-determinado e informado no manual do proprietário ele deve ser seguido corretamente. O que varia é esse prazo pode ser estipulado em função da quilometragem ou por um período específico de uso, mas sempre respeite o que ocorrer primeiro.

Óleo recomendado pelo fabricante do carro é melhor?

É fundamental seguir o tipo especificado no manual do veículo, que indica as características a serem seguidas como viscosidade e nível de desempenho do lubrificante. A viscosidade é indicada na embalagem do produto.

Atualmente, visando reduzir o consumo de combustíveis e as emissões de gases poluentes, os novos veículos estão adotando óleos com viscosidade menor que fluem mais rápido e diminuem o desgaste do motor de na partida, quando o motor trabalha a seco por alguns segundos.

Todos os óleos podem ser usados em qualquer tipo de carro?

Os lubrificantes não são todos iguais, já que existem diferenças na viscosidade e no pacote de aditivos, por isso cada modelo possui uma especificação que deve ser seguida à risca, sempre descrita com o manual do proprietário.

Pode misturar tipos distintos de óleos do motor?

Não, não é uma escolha inteligente, essa mistura gera um tipo de desbalanceamento do óleo, em alguns casos pode ser que haja perda das funções básicas do óleo do motor, por isso é importante levar o carro em uma loja de autopeças em Vitória- ES.

Mas em casos de emergência e tenha um restinho de casa óleo pode fazer, mas depois faça a substituição por um tipo só.

Pode usar óleo de moto?

Embora lubrificantes para carros e motos sejam semelhantes, eles não possuem a mesma aditivação, nas motos a aditivação é diferente em função da embreagem ser lubrificada pelo óleo de motor. Por isso não se deve usar óleo de moto em carro, porque pode dar sérios problemas.

Aditivos ajudam a melhorar o carro?

Os aditivos avulsos não são recomendados pelos fabricantes de carros, pois isso pode causar um desbalanceamento na formulação do óleo, ocasionando borra, em casos extremos, lubrificação ineficiente do motor.

Mas é importante destacar que os óleos lubrificantes já vem aditivados, sendo importante seguir a especificação do manual do carro.

Em carros antigos, usa qual tipo de lubrificante?

Carros antigos com a manutenção em dia, mesmo com alta quilometragem devem utilizar o tipo de lubrificante certo recomendado pelo fabricante do veículo. Por outro lado, veículos que estejam queimando óleo e esfumando devem usar óleos com viscosidade maior.

Como deve estar o motor na hora da troca?

Para medir o nível do óleo, é recomendado esperar pelo menos 10 minutos após estacionar o carro para que o óleo retorne ao cárter, fazendo com que a leitura seja mais precisa.

Preferencialmente essa medicação deve ser feita com motor frio, quente pode dar problemas, mas se você tiver dificuldades, você pode entrar em contato com a Loja de Auto Peças em Vitória – ES.

Não se esqueça que o nível correto está atrelado ao máximo e o mínimo da vareta, já que na hora da troca é mais importante o motor esteja quente, assim o produto acaba fluindo mais rapidamente e carrega a sujeira do motor para que a troca seja feita corretamente.

Zamperlini LTDA

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