Óleo de câmbio | Tudo que você deve saber

O que é o óleo de câmbio?

Para que o seu automóvel funcione adequadamente é preciso fazer a troca de óleo de câmbio. Mas muitos motoristas não sabem que é necessário realizar essa troca, ou que é preciso fazer uma revisão nesse item para buscar completar o óleo do câmbio para assim evitar prováveis problemas que possam surgir no carro.

O óleo de câmbio nada mais é que um lubrificante que diminui o confronto entre as peças móveis do motor, assim evita-se que haja qualquer forma de corrosão ou desgaste dos componentes, além disso ele busca reduzir a temperatura das peças.

Por esse motivo, nesse blog buscaremos falar sobre a função do óleo de câmbio, e a estimativa de realizar a troca do mesmo.

A importância de realizar a troca do óleo de câmbio

Para evitar problemas relacionados ao câmbio do veículo é preciso realizar manutenções periódicas.  Para realizar uma revisão ou troca de do óleo de câmbio é preciso primeiramente consultar o manual do veículo, pois cada carro possui uma diferenciação.

Mas afinal como saber quanto tempo dura o óleo do câmbio? Essas trocas de óleo devem ser efetuadas aproximadamente em torno de três anos ou de 30 a 50 mil quilômetros rodados, pois como o óleo de câmbio não mantem contato direto com os componentes de contaminação, como por exemplo sujeiras, ele busca ter uma durabilidade maior.

Mas se o veículo é muito utilizado, a atenção precisa ser redobrada pois será preciso realizar a troca antes do período indicado caso seja necessário.

Quando o óleo de câmbio não é trocado no período indicado, muito provavelmente ele irá gerar um superaquecimento ou poderá quebrar a caixa.

Além desses problemas, ele pode gerar um mal funcionamento do automóvel e acabar danificando outras peças. Quando não se realiza a troca do óleo, é muito provável que o câmbio trave, assim será preciso realizar a troca das peças gerando um prejuízo maior para o proprietário.

Sinais de quando o óleo de câmbio precisa ser trocado

Buscando tirar todas as dúvidas dos motoristas, a Zamperlini – Auto Elétrica em Vitória – ES, falará sobre algumas dicas que você precisa saber sobre o óleo de câmbio. Veja mais a seguir:

É importante que seja feito a troca do óleo de câmbio, pois com o tempo ele acaba perdendo sua pegajosidade, assim ocorre um maior desgaste nas engrenagens e consequentemente provoca-se superaquecimento, além de perda de potência e alguns ruídos.

Por isso é preciso que o motorista fique atento ao nível baixo de óleo e sabia como completar o óleo do câmbio, pois quando ocorre a diminuição dele significa que está na hora de se trocar.

Óleo de câmbio manual não precisa ser trocado, pois a caixa de marchas encontra-se lacrada e assim não tem contato com determinados gases ou impurezas.  A troca do óleo só é feita quando ocorre algum vazamento ou caso seja preciso desenvolver algum reparo na peça.

Óleo de câmbio automático precisa ser realizado regularmente, porque ele busca preservar a peça.

Óleo comum é diferente de óleo de câmbio automático? A respostas pra essa pergunta é sim, pois a troca do óleo comum é algo realizado de forma periódica para que o motor seja lubrificado. Já o óleo de carro automático só é realizado quando o veículo chega a elevadas quilometragens.

É preciso realizar a troca de óleo do câmbio automático, porque quando há um acúmulo muito grande de determinadas impurezas é provável que haja algum entupimento na eletroválvula. E quando ele é trocado, busca prevenir e evitar danos ao veículo. O óleo de câmbio automático deve ser substituído no mínimo a cada 50 mil quilômetros rodados ou a cada cinco anos.

Quais as vantagens em realizar a troca de óleo na Zamperlini auto Elétrica em Vitória – ES?

Para realizar uma troca de óleo de câmbio de forma adequada é preciso buscar uma auto elétrica que possui uma equipe especializada e capacitada para resolver os problemas do seu veículo.

Com mais de 30 anos de atuação a Zamperlini Distribuidora de Autopeças e Auto Elétrica em Vitória – ES, trabalha oferecendo uma variedade de produtos e serviços.

De maneia bem simples, o sistema de transmissão automática não é realizada de forma manual, a troca de marcha é feita de maneira automática. Para trocar o óleo de câmbio automático é preciso utilizar a máquina certa para o serviço, pois se o procedimento for realizado manualmente a troca se limita apenas no que se encontra no reservatório, ou seja 75% do processo.  Além de que o processo manual deixa algumas impurezas.

Mas se o procedimento for realizado com o maquinário correto é possível substituir 100% do óleo e garantir mais segurança ao seu carro. A troca do óleo de câmbio deve ser feito com ele quente.

Por isso é preciso realizar a revisão adequada de todos os componentes do carro para garantir segurança. Procure a Auto Elétrica Zamperlini, somos uma empresa que oferece um atendimento rápido e personalizado, além de produtos de qualidade. Conheça mais os nossos serviços em nosso site.

Zamperlini LTDA

Todos os posts