Troca de óleo | Quando saber a hora certa

Troca de óleo: Quando saber a hora certa

Quando trocar o óleo do carro é uma questão muito importante para o bom funcionamento do motor. A troca de óleo no momento certo previne que o carro dê alguns problemas que trataremos a seguir.

De acordo com o manual do carro, é imprescindível procurar um serviço de troca de óleo do carro a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses, entre outras características que falaremos em breve.

A troca de óleo no tempo previsto previne que o motor do carro tenha problemas como fundição, pois a viscosidade deste produto é o que lubrifica as engrenagens e permite o bom funcionamento delas e, assim, do carro. Lembramos que é o óleo também um dos responsáveis pelo arrefecimento do motor, portanto esteja atento a este fluido.

Quando trocar o óleo do carro

A quilometragem prevista é fácil de descobrir. Toda vez que trocamos o óleo do motor, a pessoa responsável pela troca cola um adesivo no canto superior esquerdo do para-brisa por dentro, fácil no campo de visão do motorista, que marca com quantos quilômetros foi feita a última troca. Esteja atento a este adesivo e ao painel do carro para saber quando será necessária nova troca.

Outro ponto importante é quando, no painel do carro, acusa o baixo nível de óleo no motor. Muito cuidado quando essa luz acende! Verifique se o nível está dentro do aceitável com o carro frio e desligado, porém se não souber fazê-lo, procure ajuda com profissionais qualificados.

Óleo sujo também é problemático. Quando fizer a checagem se ele está no nível adequado, atente-se também a coloração, que deve ser clara parecida com mel. Se não tiver certeza, procure profissionais qualificados para realizar esta checagem para você.

O filtro de óleo deve também ter atenção, já que é ali que o óleo é filtrado, juntando as impurezas ao longo do tempo. Caso este não seja trocado com regularidade – de acordo com as especificações do fabricante (vide manual do usuário) – ele pode ficar sobrecarregado com a sujeira e, em casos extremos, pode haver bloqueio total do filtro, o que deixa o motor em perigo. Alguns fabricantes sugerem que a troca do filtro de óleo seja feita a cada troca de óleo, porém alguns deixam o prazo mais longo. Verifique no seu manual e siga estritamente o recomendado para não ter problemas.

Serviço de troca de óleo

No manual do fabricante, temos especificações para qual óleo usar para cada carro. Esteja atento a isto sempre que precisar de um serviço de troca de óleo, já que os fabricantes do óleo estão sempre tentando melhorar o óleo que será utilizado para melhorar a performance do motor do carro.

Evite escolher o óleo pelo preço e siga as instruções do fabricante, pois um óleo barato hoje, pode te custar muito com manutenção do motor em algum tempo.

Quando for trocar o óleo do seu carro, peça que verifiquem também o filtro do óleo para não ter surpresas. A Zamperlini indica que procure um lugar de confiança para fazer essas trocas, já que são tão importantes para o bom funcionamento do motor.

Não use aditivos. Eles aumentam a viscosidade do óleo, que já é viscoso o suficiente quando é de qualidade. Estes aditivos podem ajudar a entupir o filtro de óleo, portanto fique atento.

Não misture óleos diferentes. Essa mistura pode ser muito prejudicial para o motor, já que cada óleo tem suas especificações e propriedades diferentes. Misturar o melhor com o mais barato tem praticamente o mesmo efeito que falamos sobre colocar o óleo mais barato, não indicado por sua montadora.

Zamperlini

Ficou com alguma dúvida? Ou acredita que está na hora de trocar o óleo do seu carro? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas! Aproveite também para agendar a próxima troca de óleo do seu carro, bem como outros serviços. Visite nosso site ou ligue para mais informações.

Zamperlini LTDA

Todos os posts