Lâmpadas automotivas | Mitos e verdades para serem desvendados

Existem alguns mitos e verdades relacionadas as lâmpadas automotivas, que são responsáveis por garantir uma correta sinalização/iluminação do veículo.

E no post de hoje vamos desvendá-las e mostrar o que realmente é de fato verídico ou não. Confira!

Conheça os mitos e verdades sobre as lâmpadas automotivas

Devem ser trocadas em pares: Verdade

Sim, as lâmpadas automotivas sempre precisam serem substituídas aos pares, mesmo se apenas uma delas queimou, pois isso significa, a que não queimou ainda está praticamente no final de sua vida útil e muito em breve apresentará problemas também.

Além do mais, a intensidade luminosa de uma lâmpada automotiva nova é superior ao da antiga, portanto, caso elas não sejam trocadas conjuntamente, não haverá o correto alinhamento uma com a outra.

A variação de tensão do carro interfere diretamente na vida útil da lâmpada: Verdade

Essa é outra grande verdade sobre as lâmpadas automotivas, cabe ainda ressaltar que sempre que possível é importante fazer manutenções preventivas no sistema elétrico do veículo, para saber se a bateria está carregando corretamente todos os componentes. Caso o sistema não esteja bem regulado, poderá haver a queima das lâmpadas.

Lâmpadas com maior intensidade luminosa podem ofuscar a visão dos outros motoristas: Mito

Isso não passa de um mito, até porque, o ofuscamento só acontece por conta da utilização de lâmpadas automotivas não adequadas ao modelo do farol do carro. Portanto, sempre é preciso respeitar a voltagem da lâmpada original e o alinhamento correto do direcionamento da luz. Outro fator está nas lâmpadas de má qualidade, que também podem ofuscar a visão do motorista em sentido contrário.

O que levar em conta na hora de comprar lâmpadas automotivas

Encaixe da lâmpada

Antes pensar em comprar lâmpadas automotivas para seu carro é preciso observar o tipo de encaixe do veículo, lembrando que a luminosidade da lâmpada não tem nenhuma ligação com o encaixe, salvo alguns raros casos.

Normalmente, os encaixes mais comuns são: farol de foco duplo: H1 para a luz alta e H7 para a luz baixa; farol de foco simples: H4 e farol de Milha: H3

No entanto, existem algumas exceções, em que o encaixe podem haver variações como HB4, HB3, e tantas outras, conhecidas como lâmpadas cachimbinho.

É preciso também ficar atento as especificações do seu carro e do fabricante do seu farol, não esqueça desse detalhe importante.

Saber os tipos de lâmpadas e suas características

Depois de observar o tipo de encaixe ideal para sua lâmpada automotiva é o momento de averiguar os tipos e suas características e verificar se atendem suas necessidades.

Dentre os tipos de lâmpadas automotivas é possível encontrar:  lâmpadas super brancas que possuem o mesmo sistema de filamento das lâmpadas halógenas, o seu grande diferencial está nos materiais utilizados e na sua coloração que emite um feixe branco.

As grandes vantagens desse modelo são: maior alcance; boa luminosidade; durabilidade 3x maior e fácil instalação.

Uma das opções mais modernas do mercado são as lâmpadas LED, utilizadas por carros de maior valor! Sua luz é emitida através do próprio material em seu chip, o que proporciona um consumo de energia de até 74% menor e uma vida útil 5x maior que os outros modelos.

Dentre suas vantagens estão: não esquenta durante o uso; fácil instalação e diversas tonalidades disponíveis.

Qual a melhor lâmpada automotiva para o meu carro?

Essa decisão vai depender das suas necessidades e do investimento que você está disposto a fazer. Mas, para não errar na compra das lâmpadas é imprescindível que você saiba o encaixe das lâmpadas do seu farol ou lanterna, e se é foco simples ou duplo. e contar com uma boa distribuidora de peças automotivas no ES.

Com essas informações em mãos você vai garantir a compra correta das lâmpadas do seu carro.

Zamperlini LTDA

Todos os posts