Consumo de combustível | Dicas que ajudam a reduzi-lo

Manter um bom consumo de combustível só é possível quando os filtros automotivos se encontram em um bom estado de conservação. Isso porque, são eles que ajudam a reduzir o nível de emissão de poluentes e até mesmo a entrada de partículas e gases nocivos no interior do veículo.

Portanto, a recomendação é realizar a manutenção preventiva e, sempre que necessário, efetuar a troca dos filtros automotivos, evitando assim danos à injeção eletrônica e demais sistemas e peças do motor.

Lembrando que a troca destes componentes deve ser feita sempre em intervalos sugeridos no manual do fabricante do veículo.

Além disso, existem algumas maneiras de o motorista reduzir o consumo de combustível e garantir uma economia no fim do mês que se resumem em uma boa direção, manutenção periódica e abastecimento em um local de confiança, bem como a adotar a prática de dirigir com pneus calibrados, pois fazem toda a diferença.

Dicas que ajudam a diminuir o consumo do combustível

Faça revisões regularmente

A revisão periódica além de verificar se há problemas no carro, permite confirmar se todos os componentes estão funcionando perfeitamente, principalmente os filtros automotivos e velas que têm relação direta com o consumo de combustível. Por isso, a importância de fazer regularmente e garantir que tudo esteja em ordem.

Economize no uso do ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos principais responsáveis pelo gasto com o combustível. Por isso, utilizá-lo de forma consciente pode contribuir para uma economia no consumo de combustível no fim do mês. Saiba que andar com as janelas abertas também é algo não recomendado, pois exige mais do motor.

Evite acelerar na descida

Apesar de ser um hábito simples, que muitos motoristas cometem é acelerar na descida, o que pode fazer com que gaste mais combustível do que o necessário.

Isso porque, depois de uma certa velocidade, não é preciso mais utilizar o acelerador e, dessa forma, o consumo é praticamente nulo. É possível conferir isso pelo marcador instantâneo ou mesmo pela rotação do motor.

Troque a marcha sem forçar o motor

O uso correto das marchas auxilia na durabilidade do carro, já que diminui a exigência do motor e consequentemente economiza com o consumo de combustível.

Por isso, não deixe de consultar o manual do carro para verificar as velocidades indicadas pelo fabricante para realizar a troca. Andar rápido com marchas baixas, por exemplo, demanda mais força e aumenta o gasto.

Escolha o melhor trajeto

Não é só a distância que interfere no consumo do motor. A melhor opção de rota é aquela em que é possível manter uma velocidade constante e sem trânsito. Trechos com congestionamento e subida, por exemplo, exigem mais esforço do carro, o que acarreta em um gasto maior. Uma boa opção é estudar o trajeto antes ou utilizar aplicativos específicos.

Calcule o consumo de combustível

Calcular o consumo de combustível é uma excelente forma de economizar, já que a grande maioria dos carros na atualidade são Flex e ao fazer o cálculo você consegue analisar qual tipo é o mais recomendado para o seu automóvel.

Ao calcular e saber se está valendo a pena, o álcool deve custar 70% ou menos o valor da gasolina.  Porém, o consumo pode variar em cada modelo, o que indica a necessidade de um teste para conhecer exatamente esse número.

Calibre os pneus

Além de não ser ideal e nem permitido, andar com os pneus sem a calibragem correta também impacta no consumo de combustível. Visto que, carros nessas condições gastam até 20% a mais, ou seja, é fundamental seguir as recomendações do fabricante e verificar a pressão com frequência. Isso deve ser feito quinzenalmente, de preferência.

O ideal é fazer a calibragem a cada 15 dias, o que garante uma direção mais suave e consequentemente mais economia.

Quanto mais peso, mais consumo

O consumo do combustível se dá pela aceleração – e quanto mais peso, mais força o carro tem que fazer para acelerar: consumindo mais. O primeiro passo é evitar o acúmulo de objetos, principalmente no porta malas – deixe o armazenamento para os armários da casa.

Antes de carregar peso no carro, é fundamental saber qual é o limite recomendado pela montadora para uma direção segura e econômica.

Troca de velas

Dentre os itens de manutenção mais importantes, as velas comprometem bastante no consumo do combustível. Se não forem trocadas na quilometragem exata, seu carro com certeza poderá consumir mais combustível do que o recomendado.

Portanto, sempre que possível, faça a manutenção em uma oficina auto elétrica no ES para analisar se está tudo em ordem.

Abasteça em locais confiáveis

Se o combustível não é de boa procedência, seu carro vai sentir. Quando a gasolina ou o álcool estão batizados, a leitura do sistema de injeção eletrônica é afetada pela composição errada. A única saída é também a mais inteligente: preferir postos com o selo ANP e, de preferência, de grandes redes.

Zamperlini LTDA

Todos os posts