Carro muito tempo parado| Problemas que podem acontecer

Carro muito tempo parado: Problemas que podem acontecer

Com a pandemia do novo coronavírus, deixamos o carro muito tempo parado na garagem, pois não estamos mais quase saindo. Vejamos algumas dicas para que o carro parado não dê problemas.

Quem está usando o carro para ir às compras, por exemplo, não terá tantos problemas, mas para quem está deixando o carro parado por longos períodos, deve se atentar a algumas coisas.

Se a manutenção do veículo está em dia, não há grandes preocupações, contudo, devemos dar atenção especial aos carros agora que a prioridade é ficar em casa em quarentena.

O que fazer antes de deixar o carro muito tempo parado?

Se o tempo de pausa no uso do carro for maior que 20 dias, devemos primeiramente deixá-lo limpo. Mas uma limpeza completa, como estofados, filtros de ar condicionado e recomendamos a troca destes quando voltar a utilizar o carro.

Outra recomendação é levantar as hastes de limpeza dos vidros, para que não se ressequem nem se deformem com o tempo, para não perder sua utilidade que é a raspagem dos vidros. Além de prevenir a troca precoce destes, garante que durante um temporal, por exemplo, estes funcionem para diminuir os riscos de acidentes e afins.

Cuidados com freios e pneus

Uma ação preventiva, mas que só pode ser tomada em garagens planas é não acionar o freio de mão e deixar o carro engatado com apoio nas rodas para evitar acidentes. Esse cuidado previne que as lonas de freio fiquem coladas aos tambores que, após contato prolongado, podem fazer com que as rodas fiquem coladas involuntariamente.

Outra medida simples de prevenção, é calibrar os pneus com até 30% mais pressão que o normal, assim os pneus demoram mais para murchar e, consequentemente, não sofrem tantas deformações quando fica o carro muito tempo parado.

Bateria

É a primeira parte do carro a sentir a ação do tempo, é o que mais sofre com a falta de uso do carro. Mesmo o carro estando parado, o sistema de alarme, os LEDs e sistemas eletrônicos ficam em stand-by. Por conta disso, a carga pode acabar, impossibilitando a partida do carro, sendo necessário então chamar um mecânico para dar carga na bateria.

Existe a possibilidade de desconectar o cabo negativo da bateria, assim todos esses gastos cessam e a bateria dura mais tempo. Contudo, alguns efeitos são acarretados, como o relógio que ficará desconfigurado e outras funções que podem resetar, levando o motorista então a rearranjá-los quando reconectar o cabo da bateria. E claro, o alarme ficará desligado com esse ajuste.

É sempre bom consultar o manual do carro antes de tomar qualquer decisão, assim você estará informado das perdas que poderá sofrer e dos benefícios que pode ter. Deve sempre colocar na balança os dois e ver qual será mais proveitoso.

Vale lembrar que a bateria é um item perecível, e não sabemos bem quanto tempo ela dura. Mesmo com alguns cuidados, será necessária a troca deste item em algum momento. Se estiver em bom estado, ela aguenta alguns dias do carro parado mesmo com todas as funções ligadas. Portanto, ao usar o carro uma ou duas vezes por semana, esta durará este período, mas teremos dificuldades na partida se ela já estiver no fim da vida útil.

Isso tudo também é condicionado de acordo com o clima, pois este dita algumas reações que acontecem no interior da bateria. Em dias mais frios, é mais difícil a partida, e, se o carro passa muito tempo no calor do sol, por exemplo, a partida fica um pouco mais fácil.

Encha o tanque

A umidade é inimiga de um bom combustível, por isso deixar o tanque cheio previne que haja muito ar no tanque, minimizando estes problemas. Contudo, apesar de não ter prazo de validade, é bom que este tanque cheio seja usado em até três meses, assim não deterioramos outras partes do carro.

Carro muito tempo parado

Não basta apenas ligar o carro periodicamente, o motorista deve sair e andar com ele por cerca de 20 minutos na semana para não ter maiores problemas, como as mangueiras do motor e a deformação dos pneus. Sem contar os filtros de ar condicionado, quanto mais tempo sem uso, maior é a proliferação de fungos e bactérias.

Além de todos esses benefícios, sair com o carro uma vez na semana vai prevenir que o óleo do motor se degrade rapidamente.

E quando voltar a utilizar o veículo?

A primeira atitude a ser tomada é recalibrar os pneus nas libras ditas pelo manual do usuário. Devemos também limpar o sistema de ar condicionado, para evitar que fungos e bactérias nos contaminem. Se o carro ficou parado mais de seis meses, uma troca de óleo é importante para que ele tenha sua função preservada. Além de uma boa checagem geral em mangueiras e afins.

Venda de peças automotivas no ES

Gostou do artigo? Siga nosso blog para mais informações! A Zamperlini tem mecânicos de confiança que podem te ajudar a realizar todos os procedimentos citados aqui, bem como as peças necessárias de qualidade para seu carro. Marque uma revisão conosco!

Zamperlini LTDA

Todos os posts