Acabamento interno é grande aliado do CrossFox nas lojas de usados

Conheça os detalhes sobre esse crossover

A princípio lançado como um carro-conceito, o Volkswagen Crossfox foi uma das maiores atrações do evento Salão do Automóvel, no ano de 2004. Desde esse momento até o ano em que ele foi descontinuado (2017), o Crossfox foi um sucesso entre o público, por conta de suas diversas qualidades, entre as quais o seu acabamento interno.

O que será que o acabamento interno do Crossfox tem de tão bom para ele ser tão procurado até hoje? Quais outros atributos e características dele são interessantes para os potenciais compradores? É o que será abordado no decorrer deste artigo.

Ficha técnica completa do Crossfox

Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Crossfox 2017, a última linha desse modelo a ser lançada pela marca, em sua opção com motor 1.6:

Motor 1.6
Tipo Dianteiro, Transversal e Flex
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1.598
Válvulas 8
Taxa de compressão 12,1:1
Injeção eletrônica de combustível Direta
Potência Máxima 104 cv a 5.250 rpm
Torque Máximo 15,6 kgfm a 2.500 rpm
Transmissão  
Tipo Manual de seis marchas ou automatizado de cinco velocidades
Tração  
Tipo Dianteira
Freios  
Tipo Discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira)
Direção  
Tipo Hidráulica
Suspensão  
Dianteira Independentes, McPherson
Traseira Independente, com braços longitudinais
Rodas e Pneus  
Rodas Roda de 15 polegadas
Pneus 205/60 R15
Dimensões  
Comprimento total (mm) 4.034
Largura (mm) 1.904
Altura (mm) 1.600
Distância entre os eixos (mm) 2.467
Capacidades  
Capacidade de carga (kg) 422
Tanque (litros) 50
Peso vazio em ordem de marcha (kg) 1.158
Peso bruto total (kg) 1.580
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) 0,37
O acabamento interno do CrossFox

O design e acabamento interno do Crossfox era muito parecido com o do Fox, porém com o botão do freio de mão, as maçanetas e a alavanca de câmbio todos pintados em uma coloração intitulada Prata Sabim. Os bancos ganharam todos dois novos estilos de acabamento: couro Softline preto, que era opcional e o Jacquard preto, que era de série. Tudo isso quando do seu lançamento em 2004.

Já em 2010, o exemplar recebeu um indicador de manutenção no seu painel de instrumentos, que aliás conquistou um novíssimo visual, pois o fundo do velocímetro agora era na cor branca. O interior do carro como um todo ganhou a cor Thunder Gray em inúmeros detalhes, assim como as portas receberam novas soleiras contendo a inscrição “Crossfox” e os parassóis ganharam iluminação.

Aliás, em 2009, quando foi lançada a segunda geração do Crossfox, ele teve seu interior super renovado. Todos os materiais utilizados, todo o acabamento interno do Crossfox foi completamente renovado, para bem melhor.

Vale lembrar que apesar do acabamento do Crossfox sempre ter sido relativamente simples, com bancos de vinil, portas em plástico e painel em plástico, os materiais eram de excelente procedência e qualidade, garantindo não apenas um visual mais sofisticado e bonito, mas uma maior resistência e durabilidade para o carro.

Mecânica Crossfox

Quando um consumidor se dirige às revendedoras de carros usados com a intenção de adquirir um Crossfox, alguns dos elementos que eles questionam para os atendentes é a respeito de toda a parte mecânica do Crossfox, afinal, esse é um item que pesa na hora da escolha, dependendo do perfil e necessidade do comprador.

A motorização utilizada pelo Crossfox sempre apresentou 1,6 litro, porém com algumas distinções em termos de potência e torque no decorrer do tempo.

Em um primeiro momento, o propulsor 1.6 Total Flex entregava algo em torno de 101 a 103 cavalos de potência e 14,3 a 14,5 kgfm de torque, portando um cambio manual de cinco velocidades. Todo o conjunto era o bastante para fazer com que o veículo fosse capaz de atingir 177 km/h, com uma aceleração que ia de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos.

Conforme o tempo foi passando, o motor 1.6 foi atualizado pela marca alemã e passou a exibir 101 a 104 cavalos de potência e 15,4 a 15,6 kgfm de torque, porém ainda apresentando câmbio manual de cinco velocidades. Curiosamente, o desempenho sofreu uma leve queda: agora ela passou a atingir de 0 a 100 km/h em 11 segundos e a sua velocidade máxima caiu para 175 km/h.

Por outro lado, com a transmissão do tipo I-Motion, automática, de cinco velocidades, o desempenho do carro em questão era de 11,7 segundos para alcançar os 100 km/h, enquanto que a velocidade máxima passou a ser de 173 km/h.

O consumo de combustível no Crossfox

No que tange ao consumo, o motor 1.6 possibilitava ao Crossfox um consumo de combustível razoável, tanto quanto abastecido com álcool, como com gasolina. Ele era devidamente equipado com um câmbio manual de 5 marchas.

Na cidade, o Crossfox conseguia fazer 7,8 km/l, quando abastecido com etanol e 11,4 km/l, quando abastecido com gasolina. Agora, na estrada, ele fazia 10,9 km/l, quando abastecido com etanol e 16 km/l, quando abastecido com gasolina.

Surpreendentemente, a versão com a transmissão I-Motion automática do Cross, o consumo era mais elevado: 6,8 km/l, com etanol e 9,5 km/l, com gasolina, isso na cidade. Já na estrada o consumo dessa versão automatizada era de 7,3 km/l, com etanol e 10,3 km/l, com gasolina.

Versões do Crossfox

O Volkswagen Crossfox apresentava 4 versões diferentes. São elas:

  • Volkswagen Crossfox 1.6
  • Volkswagen Crossfox 1.6 I-Motion
  • Volkswagen Crossfox Urban White
  • Volkswagen Crossfox 1.6 MSI
Os valores do Crossfox no mercado de carros usados

De acordo com a  tabela FIPE de carros usados, os valores do Crossfox oscilam de acordo com o ano do veículo, obviamente. A versão mais recente, de 2015, tem um preço médio de R$42.815. Contudo, esse preço cai drasticamente quando se pesquisa uma das primeiras versões, a de 2005. Com efeito, um Crossfox do ano de 2005 está custando pela tabela FIPE cerca de R$19.604,00.

Agora você sabe não apenas como é o acabamento interno do Crossfox e o que faz dele tão atrativo no mercado de usados, como também conhece sua mecânica e consumo. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

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